OrtoKids – Ortodontia Preventiva e Interceptativa para Crianças

OrtoKids – Ortodontia Preventiva e Interceptativa para Crianças

 

A Ortodontia é o ramo da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção, interceptação e tratamento das irregularidades dentais e faciais, chamadas de “maloclusões”.

O conceito de maloclusão é muito amplo, mas de uma maneira simples podemos afirmar que quando os dentes não se encaixam corretamente uns aos os outros ou quando os dentes estão dispostos nos ossos maxilares de tal forma que a estética facial é prejudicada estamos diante de uma maloclusão. Estes problemas podem aparecer em qualquer fase do desenvolvimento da dentição e podem ser causados por vários motivos, dentre os quais a respiração bucal e os hábitos de sucção digital (Chupar dedo) ou de chupeta.

As más oclusões podem, além de prejudicar a auto-estima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas como cáries, doenças gengivais, dificuldades na mastigação, deglutição e fonação além de problemas de maior susceptibilidade ao trauma.

Didaticamente, podemos classificar a ortodontia como:

  • Ortodontia Preventiva e Interceptativa
  • Ortodontia Corretiva

 

Como funciona a Ortodontia Preventiva e Interceptativa?

Alguns procedimentos podem ser realizados para que a instalação de maloclusões seja impedida. Significa que uma constante, dinâmica e disciplinada vigilância é necessária ao paciente e ao cirurgião dentista, através de consultas com frequências regulares para que não percamos o momento correto da intervenção de acordo com o caso do mantendo a oclusão dentro dos limites normais em um determinado período.

Simplificando, precisamos acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança para impedir que fatores adversos causem problemas de posicionamentos dentários mais complicados no futuro.

Uma infinidade de exemplos poderíamos citar aqui, entre eles:

  • Mordida aberta (quando os dentes superiores e inferiores não se tocam;
  • Mordida Cruzada Posterior (Quando os dentes de cima de trás mordem por dentro dos de baixo)
  • Mordida Cruzada Anterior (Quando os dentes de cima da frente mordem por dentro dos de baixo)

Em todos casos citados acima é necessário o tratamento interceptativo do crescimento, caso contrário o desenvolvimento da criança acontecerá de forma inadequada e podendo ocasionar assimetrias faciais.

A interceptação implica que uma situação anormal existe, que devemos reconhecer como tal e eliminar potenciais irregularidades e más posições no complexo dentofacial.

Essa avaliação e interceptação deve ser criteriosa, principalmente na utilização de procedimentos clínicos que impedem a progressão de maloclusões, melhorando-os ou transformando-os em oclusões normais.

Diante dessas informações e do fato de que nossas crianças precisam também de um acompanhamento clínico com frequência criamos um protocolo de atendimento aliando Ortodontia e Odontopediatria de acordo com a necessidade de cada criana, bem como sua faixa etária:

  • Ortokids – Controle Total
  • OrtoKids – Cuidado Total
  • OrtoKids – Cuidado de Perto
  • OrtoKids – Supervisão

 

Traga seu Pequeno e Venha conhecer nossos programas 😉